13° salário do INSS vai ser antecipado! Guedes garantiu mudança no calendário
Ministro da economia confirma antecipação de salário da Previdência. Na última semana, Paulo Guedes afirmou que o 13º salário do INSS será novamente liberado até o mês de abril. A proposta estava sendo cogitada pela gestão federal, mas corria o risco de suspensão diante da validação do novo auxílio emergencial. Entenda seu funcionamento no texto abaixo.
Os aposentados e pensionistas do INSS deverão, por mais um ano, ter o seu 13º salário antecipado. Diante da permanência do novo coronavírus que segue desestabilizando a economia nacional, a iniciativa visa aplicar uma injeção financeira capaz de garantir a rotatividade do PIB.
Diante da confirmação de novas parcelas pelo auxílio emergencial, o presidente Jair Bolsonaro tinha afirmado não saber se seria possível garantir a antecipação do 13º salário do INSS. No entanto, na última sexta-feira (05), Guedes confirmou que a alteração de calendário deverá ser mantida.
Quando acontece o pagamento do 13° salário do INSS
De acordo com a entrevista concedida pelo ministro, a concessão só será efetivada depois da aprovação do Orçamento Geral da União deste ano. O congresso deverá validar a folha de pagamentos federal ao longo dos próximos dias, podendo assim o 13º ser concedido a partir de abril.
“O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez”, afirmou Guedes.
Ele explicou ainda que o texto da antecipação já foi encaminhado para a Câmara dos Deputados, devendo ser votado ainda nesta semana. No Senado, a proposta já foi aceita pela maioria dos parlamentares.
Valores e formas de pagamento
A previsão é de que a primeira parcela com 50% do benefício seja concedida ainda no mês de abril. Seu valor, no entanto, varia de acordo com a realidade previdenciária de cada segurado. Inicialmente o governo ressaltou que não serão aplicados os descontos tributários do IRPF.
Já na segunda rodada, onde serão concedidos os demais 50%, aparentemente até julho, haverá os descontos do imposto para quem se enquadrar nas faixas mínimas de renda.