Representando a Prefeitura de Sinop, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, esteve em Brasília, nesta semana, juntamente com a coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira, e a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Vera Amaral, participando do 1º Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM). O fórum foi promovido pelo Ministério das Mulheres, sob a liderança da Ministra Cida Gonçalves, e teve como objetivo reorganizar a relação do Governo Federal com os organismos governamentais municipais e estaduais de políticas para as mulheres, a fim de fortalecer e beneficiar as ações e serviços especializados para mulheres nas diversas regiões do país. 

Durante o evento foram discutidos os eixos gerais de políticas da Secretaria e a articulação das políticas nacionais com sua implementação nos estados e municípios. Também foram apresentados os programas e ações de outros Ministérios, que são dirigidas às mulheres. “Sinop tem se destacado pela criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. Somos a primeira cidade de Mato Grosso a criar uma coordenadoria específica para tratar esse assunto, e trabalhamos, por meio dela, para fortalecer o Conselho da Mulher, a Rede de Enfrentamento e incentivar os demais municípios do estado a criarem uma coordenadoria”, pontuou a primeira-dama.

Para a coordenadora Vera Amaral, o Fórum é uma oportunidade para buscar maior integração com o Governo Federal, tendo como foco a assistência à mulher. “Esse é um evento muito importante porque permite também a troca de experiências e explanação sobre os equipamentos que estão sendo utilizados em todo o país na promoção e defesa dos direitos das mulheres. Assim, podemos compartilhar nossos conhecimentos e identificar ações que podem ser implantadas no nosso município, como por exemplo, a Casa da Mulher Brasileira, equipamento que já solicitamos para o Governo Federal”, destacou.

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço que integra os serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. A implantação desse espaço faz parte do planejamento da gestão Municipal, e uma área institucional para a construção dessa unidade já foi destinada pelo Prefeito Roberto Dorner. Agora, o Município aguarda a aprovação do Governo Federal e busca recursos para a efetivação desse projeto. 

Ainda em Brasília, a secretária Scheila Pedroso se reuniu com os senadores Wellington Fagundes e Margareth Buzetti, e com os deputados Fábio Garcia, Amália Barros e Juarez Costa, com a finalidade de buscar parcerias e recursos para as ações da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop.

Fonte: Assecom

Mais notícias