No Dia Mundial de Luta Contra a Malária, celebrado nesta terça-feira (25), a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Combate às Endemias, realizou uma ação educativa e preventiva sobre o tema, para os alunos das escolas da Agrovila e Campos Novos, na Gleba Mercedes. 

“Os agentes de endemias prepararam um material bem legal para ser apresentado nas escolas da Gleba, que é uma área muito propícia a casos de malária, por se tratar de região de mata e lago. O objetivo é levar até as crianças, professores e toda a comunidade escolar, conhecimento para prevenção e orientações sobre os sintomas dessa doença” enfatizou o coordenador de endemias, Alef de Souza Costa. 

O coordenador ressaltou ainda que a malária no momento não é uma doença endêmica em Sinop, mas que já foi. “Se nós não tivermos os devidos cuidados a doença pode volta. Por isso é importante disseminar o máximo possível de conhecimento, trabalhando sempre a prevenção, principalmente com as crianças que são propagadoras de informação”, concluiu o coordenador de endemias. 

A malária é uma doença parasitária infecciosa, não contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não transmite diretamente para outra pessoa. Os casos ocorrem principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Com quadro clínico caracterizado por febre seguida de calafrios, suor, fraqueza e dor de cabeça. Se não for tratada, pode progredir para caso grave, levando à morte.

Durante a ação educativa foram também abordados os temas como dengue e leishmaniose, com dicas de cuidados, orientação sobre sintomas e a importância da prevenção dessas doenças. 

Fonte: Assecom

Mais notícias