Uma comitiva formada pelos governadores de três Estados colombianos estiveram em Sinop, nesta manhã, para conhecer todas as pontecialidades da quarta maior cidade mato-grossense.  Recepcionados pelo prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PL), pela senadora Rosana Martinelli (PL) e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Abreu (Republicanos), a comitiva conheceu  detalhes do funcionamento da Inpasa, maior usina de etanol de milho a América Latina e, também, assistiu uma breve apresentação de dados econômicos e sociais de Sinop, o Sinop em Números, feita pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O intercâmbio cultural foi encabeçado pelo Grupo Scheffer.  “O grupo Scheffer já investiu na Colômbia há 4 anos. Estamos numa fase de pesquisa, de aprender como fazer agricultura em um país diferente, existem muitas oportunidades na Colômbia, um país que é importador de Soja e Milho e a gente vê o potencial como Mato Grosso há 40 anos. Então a nossa ideia é exportar a tecnologia do Mato Grosso para Colômbia. E, a ideia dessa vinda, é um intercâmbio cultural, econômico, social, conhecer Sinop e ver o que é a nossa cidade, o Estado, hoje. Ver a transformação que a agricultura pode levar depois para a população, com a industrialização, com os serviços também. Então, o principal propósito da visita é mostrar o que é que a Colômbia pode virar daqui a 30, 40 anos, se tiver o caminho certo, se for investir nas políticas públicas corretas”, destacou o empresário Guilherme Scheffer.

“Tudo o que temos visto é realmente impressionante. O que está acontecendo aqui pode acontecer em Colômbia. O que começou há 40 anos nessa região, queremos que passe em Colômbia. Temos muitas similidades, começando pela terra. Temos uma fronteira agrícola enorme. E o que pretendemos agora é que possamos ter uma parceria com essa região, com Mato Grosso, para que possamos, como a família Schieffer fez, que já está no nosso território, e que mais inversionistas se interessem em ir ao nosso território e que o conhecimento e a tecnologia que aqui se tem desenvolvido, possamos implementar no nosso departamento. Isso é um motor de desenvolvimento econômico, é um grande gerador de empregos, a principal vocação da Colômbia é o setor agrícola e queremos potencializar isso”, destacou Juan Guillermo Zuluaga Cardona, ex-ministro da Agricultura.

A senadora Rosana Martinelli (PL) ressaltou a importância do intercâmbio. “Nós estamos muito felizes de recepcionar e mostrar as nossas potencialidades, mostrar como funciona a nossa bancada ruralista, FPA, para que realmente a Colômbia possa seguir alguns passos, o que for útil para vocês, que a gente possa estar contribuindo com o desenvolvimento, que é uma grande fronteira agrícola a ser explorada, que é a Colômbia”, disse.

Além de Juan Guillermo, integraram a comitiva os governadores Hecson Alexys Benito Castro (Governador de Vichada), Rafaela Cortés Zambrano (Governadora de Meta), César Augusto Ortiz (Governador de Casanare), Renson Jesús Martinez Prada (Governador de Arauca), Arturo Adolfo, gerente da iniciativa Soja Milho: projeto país; Paulo Moreira, CEO fa fazenda São José e Scheffer Colômbia e Gabriel Jaramillo, integrante da fazenda São José.

Ontem, a comitiva esteve audiência, no Palácio Paiaguás, com o governador Mauro Mendes.

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

Mais notícias