A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (STU), abriu, nesta segunda-feira, 16/09, a programação da Semana Nacional de Trânsito. A solenidade contou com a participação de representantes dos órgãos de trânsito municipal e estadual (Ciretran), Corpo de Bombeiros, Lions Clube e estudantes da escola CEJA Silva Freire e EMEB Sadao Watanabe. Até o próximo dia 25, uma série de atividades será realizada no município, englobando, por exemplo, palestras em escolas, empresas, blitze educativas e campanhas juntamente aos motoristas.  


Como explica o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito, Benhur Carvalho, a agenda objetiva a promoção de uma maior consciência e responsabilidade. "A Semana Nacional tem como tema este ano desenvolver ações educativas e preventivas para a redução dos acidentes de trânsito que estão ocorrendo", destaca Benhur Carvalho. 

Nas palavras do especialista em trânsito, só uma mudança de consciência pode frear os índices alarmantes de acidentes registrados em Sinop. "É necessária uma mudança de comportamento. Necessário que se comece isso pelo jovem que está iniciando o seu processo para se formar como condutor. A preocupação nossa é o índice alarmante de acidentes que estamos tendo no município e com muitas mortes. É necessário que as pessoas se conscientizem e aprendam a andar mais devagar, a prestar mais atenção, a reduzir a velocidade nos cruzamentos e respeitar a velocidade", expressou. 

No que diz respeito às estatísticas o cenário preocupa. Com 54,81 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes, a taxa de mortalidade no trânsito, registrada no ano de 2018, foi a mais alta desde 2010. Os números da série histórica englobam tanto mortes ocorridas nas vias municipais como ruas e avenidas, quanto nas rodovias dentro dos limites da cidade. De acordo com a STU, do universo de 54.81 casos, para o respectivo grupo, 31.85 fazem referência, apenas, aos registros em vias de Sinop, enquanto outros 22.96 para as rodovias.
 
O contexto demonstra a necessidade, pelos motoristas, de repensarem suas atitudes, avaliam os especialistas. "O trânsito precisa da participação de todo mundo, da conscientização dos atores e que somos todos nós: motoristas, ciclistas, pedestres e, inclusive, passageiros dos veículos. Todos devem estar cientes das suas responsabilidades, pois todos são correponsáveis pelas coisas que acontecem", expõe Fernando Luis Ramos Dias, ex-presidente do Detran de Brasília e assessor de educação para o Trânsito do Lions Clube. O clube de serviços é um dos parceiros da Prefeitura de Sinop na realização da Semana Nacional de Trânsito, atuando em frentes de palestras. 

Roberto Trevisan, secretário municipal de Trânsito, acrescenta que a adesão à semana de conscientização reforça o plano de trabalho da gestão Rosana Martinelli e que versa em implementar diferentes estratégias no sentido de aumentar as frentes de educação. "A prefeita Rosana vem nos dando estrutura para, efetivamente, mudar isso. Neste sentido, a equipe de educação vem trabalhando todos os dias para conscientizar as pessoas que, para ter um trânsito seguro, temos que reduzir a velocidade, prestar atenção nas placas sinalizatórias para ter um trânsito seguro", pontuou. 

Nesta terça-feira, 17/09, estão programadas quatro palestras como parte da programação da Semana Nacinal de Trânsito. Duas no período da manhã: 9h na escola Alef e 9h30 na escola Edeli; e, à tarde, outras duas: 15h escola Alef e 15h30 escola Edeli.  
 

Fonte: prefeitura municipal de Sinop

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

Mais notícias