Notícias

Sábado, 05 de Outubro de 2019 08:29

CIDADANIA

Eleição do Conselho Tutelar será neste domingo, 06 de outubro

Em Anexo a lista de todos os candidatos

No próximo domingo, 06 de outubro, Sinop elege os representantes que vão compor o Conselho Tutelar, durante o quadriênio 2020-2024. Embora o voto seja facultativo, a comissão organizadora do processo alerta que é de responsabilidade de todo cidadão sinopense votar e escolher profissionais qualificados, que lutem para garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam protegidos.

“Esperamos que a população compareça e participe deste ato democrático, de escolha. É a primeira vez que será utilizada a urna eletrônica e irá funcionar como uma eleição comum, tal qual para presidente, governador, etc., o que garante maior transparência em todo o processo”, destaca Mara Meyer, gestora da Casa dos Conselhos.

Para votar é simples: é necessário ter 16 anos ou mais, está em dias com a Justiça Eleitoral, além de apresentar documento com foto e título de eleitor. A votação ocorrerá das 8h às 17h, no Campus da UNEMAT, Avenida dos Ingás - Jardim Imperial.

“Estamos muito felizes e animados. Os conselheiros que serão eleitos de forma democrática possuem a função de fazer os atendimentos iniciais, reconhecerem o problema e, posteriormente, encaminharem a situação para a rede de atendimento do município, composta pelos serviços de assistência social, saúde, educação, entre outros. Um importante trabalho que deixa marcas positivas em milhares de crianças e adolescentes”, enfatiza a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli.

Todo o processo (inscrições, prova de conhecimento, teste psicológico, campanha eleitoral e eleição) é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através de uma Comissão Organizadora criada para este fim e com apoio administrativo e financeiro da Prefeitura de Sinop.

O resultado final do pleito será divulgando ainda no domingo, 06 de outubro, após a computação dos votos. Os cinco conselheiros mais votados serão empossados pela prefeita Rosana Martinelli,  no dia 10 de janeiro de 2020, para atuarem no Conselho Tutelar da Região I. Os cinco conselheiros subsequentes serão empossados no dia 06 de abril de 2020, para atuarem no Conselho Tutelar da Região II.

Fonte: prefeitura municipal de sorriso

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS